Nota de apoio à Profa. Dra. Larissa Mies Bombardi

O Colegiado do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de São Carlos, vem manifestar apoio e solidariedade à Profa. Dra. Larissa Mies Bombardi que, diante de sérias ameaças, se vê obrigada a deixar o país.

Os estudos da Professora Larissa iniciaram-se como aluna e continuam como docente do Departamento de Geografia da USP e sempre tiveram o caráter de comprometimento para com a realidade, a ética, a ciência e as populações envolvidas. Suas pesquisas têm relevância
nas escalas nacional e internacional, sobretudo no que se refere à geografia agrária sob a temática do uso de agrotóxicos no campo brasileiro.

As ameaças que vem sofrendo, conforme tem sido publicizado em vários meios de comunicação, estão acontecendo em função de suas pesquisas na área de Geografia Agrária, com destaque ao Atlas intitulado Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a
União Europeia, que denuncia o uso abusivo de agrotóxicos no Brasil.

Portanto, faz-se urgente e necessário que a Professora Larissa seja acolhida em outro país e receba todo apoio e solidariedade da comunidade científica e geográfica, da qual este curso participa.

Sorocaba, 24 de março de 2021.
Curso de Licenciatura em Geografia/UFSCar