MOÇÃO DE REPÚDIO DOS MEMBROS DO CONSELHO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UFSCar

Os membros do Conselho do Curso de Licenciatura em Geografia da UFSCar, campus Sorocaba, em sua 109ª reunião ordinária realizada virtualmente no dia 4 de novembro de 2020, vêm a público manifestar o seu repúdio ao processo de judicialização à sucessão da reitoria, o que pode ser que compreendido como um golpe à democracia dentro da Universidade.

Trata-se de uma ação promovida pelo Prof. Dr. Fernando Manoel Araújo Moreira e pela Profa. Dra. Fernanda de Freitas Aníbal, cuja chapa foi derrotada na tradicional consulta pública e democrática a essa sucessão, com o intuito de impedir que a lista tríplice aprovada no colégio eleitoral seja encaminhada ao MEC.

Tal atitude, além de antidemocrática, atenta contra os princípios bastante caros à nossa comunidade, sendo um deles, a autonomia universitária.

O Conselho do Curso de Licenciatura em Geografia repudia essa tentativa de deslegitimar o processo sucessório democrático que a UFSCar teve durante a consulta pública e o seu desdobramento legítimo no colégio eleitoral. Além disso, deixa aqui registrada a solidariedade para com as Comissões Eleitoral e a Técnico Executiva que, embora tenham desempenhado um excelente trabalho, vêm sendo atacadas com relação à transparência no exercício de suas funções.

Espera-se que essa situação seja solucionada da única forma que pode ser, ou seja, com a posse do reitor eleito legitimamente pela comunidade acadêmica da UFSCar.

Em defesa da democracia afirma-se: reitor eleito é reitor empossado!