Lançamento de Livro pela EdUFSCar: "Processos educativos dialógicos que conscientizam e libertam", organizado pelo Prof. Dr. Marcio Fernando Gomes

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               O livro Processos educativos dialógicos que conscientizam e libertam [https://books.scielo.org/id/s6z2q], lançamento da Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar), registra resultados de uma série de oficinas e outras atividades realizadas ao longo dos anos de 2015 e 2017 pelo Grupo de Estudos Epistemologia da Geografia: teoria, métodos e metodologias em pesquisa e ensino de Geografia (Epistemegeo), sediado no Campus Sorocaba da UFSCar. As atividades reuniram docentes universitários de diferentes áreas, professores em formação – licenciandos – e já em exercício, artistas e outros educadores, além de estudantes de ensino Médio e Fundamental, em alguns casos. O objetivo geral foi pensar e promover vivências sobre as diversas possibilidades de teorias, métodos e metodologias de pesquisa e de ensino-aprendizagem de Geografia na interface com outros campos disciplinares e com realidades multiculturais e multiterritoriais.

               Coordenador do Epistemegeo, Marcio Fernando Gomes, docente do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So), é também organizador da obra. Ele assina o primeiro capítulo junto com estudantes que atuaram como bolsistas na iniciativa, com bolsas de extensão da Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar e, também, do Programa de Assistência Estudantil, mantido pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis da Universidade. O capítulo Oficinas dialógicas de ensino-aprendizagem reflexões do Grupo de Estudos Epistemegeo UFSCar-Sorocaba, traz sínteses das atividades realizadas, junto a uma reflexão sobre a relevância da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão para processos educativos dialógicos que conscientizam e libertam – como destacado no título escolhido para a obra – e para a concretização de um outro mundo possível. Os autores, junto com Gomes, são Igor Fogaça Vieira e Lara Bittar Lobo, licenciandos em Geografia, e Vinícius Rodrigues Costa, do curso de Licenciatura em Biologia.

               O capítulo evidencia a presença marcante, nas atividades realizadas e, agora, no livro, do legado de Paulo Freire, cujo centenário é comemorado em 2021. “É a perspectiva do verbo esperançar, de fazermos hoje o possível para transformar o futuro, um futuro que não está distante, que faz uma reflexão do passado e tem uma atuação no presente, ressignificando, reinventando as práticas do legado freiriano para que possamos construir e sonhar com a transformação para uma escola mais inclusiva e democrática”, expressa o organizador.

Nos capítulos seguintes, ministrantes de algumas das oficinas realizadas partem do relato das atividades para promover reflexões e registrar os saberes construídos em relação às temáticas abordadas e às experiências vividas.

               O segundo capítulo, Vamos Jogar? Teatro como matéria do humano, parte do relado da oficina Metodologia do Jogo Teatral, ministrada pela atriz-educadora Carlota Novaes, com o objetivo de dialogar sobre limites e possibilidades de tornar o ensino-aprendizagem mais significativo e concreto por meio da arte. No texto, é registrada a inspiração na obra da arte-educadora Joana Lopes e, novamente, em Paulo Freire. Na oficina, a proposta foi que os participantes vivenciassem uma situação prática de jogos dramáticos e pensassem na possibilidade de usar a metodologia independentemente do campo disciplinar e do tema. Junto com Novaes, assina o capítulo Flávio de Melo, ator-educador que participou da atividade.

               O terceiro capítulo, Reflexão sobre as oficinas de metodologias de Geografia para surdos, aborda as oficinas Metodologia de Geografia inclusiva para surdo e Metodologia interdisciplinar para surdos sobre o tema Meio Ambiente. O texto, escrito por  Teresa Cristina Leança Soares Alves, docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação do Campus Sorocaba da UFSCar (DCHE-So), ministrante das duas oficinas, apresenta a legislação que rege a Educação Especial e teorias e práticas para o ensino-aprendizagem das pessoas surdas, registrando também reflexões sobre o desenvolvimento das atividades e a percepção de participantes.

               A inclusão também está no foco no quarto capítulo, Impressão 3D como alternativa para produção de mapa tátil, escrito por Cleyton Fernandes Ferrarini e Miguel Ángel Aires Borrás, docentes do Departamento de Engenharia de Produção do Campus Sorocaba (DEP-So) e pelo técnico Plínio César Marins, do Laboratório de Desenvolvimento de Produtos da Engenharia de Produção (Ladep), que ministraram a oficina Metodologia de Produção de Material Didático com Impressão 3D, além de abordar o instrumental teórico-prático das tecnologias assistivas, tratando de educação e deficiência visual e, também, de prototipagem rápida e impressão 3D (manufatura aditiva), o capítulo relata o desenvolvimento de mapa tátil do Brasil para uso em sala de aula com estudantes com deficiência visual de forma lúdica e colaborativa.

               O capítulo que fecha o livro, Geografia da saúde: práticas educacionais, está vinculado à oficina Metodologia de Geografia da Saúde. Escrito por Edelci Nunes da Silva, docente do DGTH-So, aborda a Geografia da Saúde na sala de aula, apresentando conceitos, metodologias e técnicas na perspectiva de construir uma cartografia das doenças para analisar sua distribuição nas escalas local, regional e nacional.

  

               Lançamento

               No dia 8 de dezembro, às 18h30, o organizador do livro, junto com alguns dos autores - Lobo, Leança e Melo -, participam da próxima edição de "EdUFSCar no Ar", série de debates virtuais (lives) promovidos em parceria entre a Editora e o Instituto da Cultura Científica (ICC) da UFSCar, com apoio da Rádio UFSCar e da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Universidade. O evento receberá as perguntas e outras manifestações do público, com mediação da jornalista Mariana Pezzo, Diretora do ICC. Marcando o lançamento da obra, o debate será transmitido nos canais UFSCar Oficial no Facebook e no YouTube e também, na página da EdUFSCar.

                 "Processos educativos dialógicos que conscientizam e libertam" é um livro eletrônico, publicado com a Scielo Livros. A obra e todo o catálogo de ebooks da EdUFSCar (38 obras) estão com desconto de 30% até 8 de dezembro. Mais informações no site da EdUFSCar e na página da Editora na Scielo Livros.

                O livro, publicado pela SciELO – EdUFSCar, pode ser adquirido pela Amazon – Kobo Books - Google Play,  a partir dos links:

https://www.edufscar.com.br/

https://books.scielo.org/id/s6z2q