ARTIGO DE ALUNAS DO CURSO É PUBLICADO NA REVISTA “GEOGRAFAR” (UFPR)

"A cartografia como linguagem crítica para o ensino de Geografia e sua contribuição para a formação inicial e continuada de docentes” é título da pesquisa realizada pelas alunas de Geografia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Karolina Cardozo Dias, Gabriela Gomes, Isabela Mustafá Assem, juntamente com a professora Dra. Dayana Aparecida Marques de Oliveira Cruz da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e ex-professora do curso de Geografia.

As autoras fizeram uma discussão crítica sobre a formação de docentes em Geografia por meio da Cartografia Crítica, compreendendo o ensino-aprendizagem de Geografia na desconstrução do mapa e nas diferentes formas de linguagem. A análise perpassou os rumos da cartografia e a importância da extensão universitária, especialmente no âmbito do curso: ”Interfaces entre a cartografia crítica e o ensino da geografia: Inquietudes, inacabamentos e processos.” que fez parte das narrativas do estudo.

A pesquisa foi realizada durante a pandemia da Covid-19, onde os debates sobre a atuação da Geografia nas novas formas de ensino-aprendizagem estavam presentes. As autoras deste artigo fazem parte do Grupo de Estudos Cartografia, Pesquisa e Ensino de Geografia (CaPEGeo) - Lívia de Oliveira, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/Sorocaba).

O artigo pode ser encontrado na Revista do programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPR, pelo link:

Foto Isabela Mustafá AssemFoto Dayana Aparecida Marques de Oliveira CruzFoto Gabriela GomesFoto Karolina Cardozo Dias

Fotografias: da esquerda para a direita: Isabela Mustafá Assem, Profa. Dayana Aparecida Marques de Oliveira Cruz, Gabriela Gomes e Karolina Cardozo Dias.